sexta-feira, 28 de junho de 2013

Principe de Astúrias (R11) - Porta Aviões da Espanha.

O Príncipe das Astúrias (R-11) foi um porta-aviões da Armada Espanhola , foi o terceiro porta-aviões na história da Armada Espanhola.  Ele foi construído em estaleiros da Bazan e entregue à Marinha espanhola em 30 de Maio de 1988. 
O R-11 foi construído em Ferrol pela Empresa Nacional Bazan (agora Navantia ) a partir de um projeto inicial feito nos Estados Unidos, chamado de SCS ( navio de controle no mar). Foi um projeto de construção de pequenos porta-aviões  para serem usados como uma escolta de comboio no Atlântico, liberando, assim, as grandes unidades dessas tarefas. 

Projeto
Construído principalmente em aço de alta resistência no casco e superestrutura, usando materiais mais leves também, especialmente para o interior do edifício. Este navio tem demonstrado seakeeping excepcional, não ultrapassou 2 graus de vela calcanhar com mar agitado, com seus dois pares de barbatanas de estabilização. Ele também tem um alto grau de sobrevivência e resistência ao choque devido a um firewall no hangar e combate a incêndios sistemas autônomos. A superfície da pilotagem singularidade significativa apresentada como uma marca assimétrico em relação ao casco, sendo deslocado para o lado da porta.
O Príncipe das Astúrias, com seus quase 196 m de comprimento, 24,3 m de largura a sua, com um calado de 9,4 m e seus 17 200 toneladas de carga total era o maior navio da Armada Espanhola até à entrada em serviço de Juan Carlos I .

Propulsão
Ele tem um tipo de propulsão ÇOGAG (combinado a gás e gás), desde que por duas turbinas a gás LM2500 proveniência americana de aeronáutica e adaptado para uso em navios, que geram 34,6 MW por unidade (46 de 400 hp), impulsionando uma única hélice de cinco pás e passo variável. A velocidade máxima sustentada de 26 nós e autonomia é 6.500 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 20 nós. O Príncipe das Astúrias também tem dois motores auxiliares (UPA) de 1.600 hp e cinco nós de velocidade de topo, são retráteis e possuem giro de 360 °, o que facilita a manobra e garantir o retorno do navio, no caso de parada de propulsão principal de trabalho.

Convés
Devido à capacidade STOL , STOVL e VTOL de dispositivos embarcados, o convés de vôo é compensado 175,3 m, incluindo uma rampa (ski-jump) de 12 e 46,5 m de comprimento, que atinge um começo menor maior distância. A aeronave a capacidade de carga é muito maior do barco, que pode acomodar sobre seu 5104 m² (cerca de 176 × 29 m, incluindo elevadores) e sua cobertura de 2250 m² (cerca de 109 × 22 m, sem barreiras ou formas inconstante e ocupando cerca de 60 por cento do seu comprimento total) do seu hangar para um total de 37. Tem dois elevadores para a movimentação de aeronaves entre o hangar e convés de vôo, um localizado perto da baía em frente da ilha está devidamente deslocado para estibordo, para evitar penalizar a operação no hangar ou no convés de vôo, como A área de pista está fora do elevador, enquanto a popa é cantilever colocado na extremidade do eixo da pista. Esta disponibilização de elevadores, em caso de falha permitir aeronave decolar do roundhouse à cabina de pilotagem em um movimento que não seria sem dificuldades. Neste há armários enviar peças de aeronaves e oficinas que podem fornecer um segundo nível de manutenção, com a particularidade de que o barco está trabalhando 24 horas por dia, de modo que as falhas sejam reparadas antes chão.

AV-8B Harrier
Aeronaves
O grupo aéreo embarcado suporta até 29 aeronaves (17 no hangar e 12 na área de estacionamento do convés de vôo. Aéreo A tripulação habitual esta transportadora é geralmente feito por um avião polivalente força, incluindo 10-12 AV- 8 Harrier II e AV-8B Harrier II Plus , e uma dúzia de helicópteros , geralmente uma combinação de modelos, seisSikorsky H-3 Sea King , dois Sikorsky H-3 Sea King radar versão AEW (Air Aviso / Alerta Air Cedo Temparana) e quatro Agusta-Bell AB-212 , para trabalhar SAR , ligação entre o navio e terra. Dependendo da missão que têm de executar, você também pode operar com diferentes doações de equipamentos, incluindo helicópteros SH-60B , ou aeronaves de outras nacionalidades , tais como o Harrier italiana.

Canhões antiaéreos FABA Meroka Modelo 2B
Armamento
Num porta-aviões, o seu sistema de defesa primário são os seus aviões, embora este recipiente também tem quatro conjuntos de tubos múltiplos Meroka 2A defesa míssil, colocados um de cada lado, no início do skijump e dois dep. Cada multi-tubo montagem Meroka , consiste de 12 tubos Oerlikonde 20 mm , montado em duas fileiras sobrepostas, com uma taxa de fogo de 9.000 tiros por minuto. Recursos eletrônicos americanos.
Ele pode transportar até 811 pessoas, incluindo a tripulação de um navio, da tripulação e do Estado-Maior. O navio também suporta uma pequena unidade de fuzileiros navais. O orçamento é dividido em independente Camaretas 2, 4, 8 e 12 leitos, com serviços ligados salas de descanso e espalhar a zona habitável e que tem, entre outras comodidades, ar condicionado.

Sistemas
Sistema de Aeronaves pode transportar e operar 12 caças AV-8B Harrier II Plus e Harrier II, armados com AIM-9L, AIM-120 AMRAAM (mísseis ar-ar), AGM-65E Maverick (míssil ar-terra|mísseis ar-terra) e um canhão GAU-12U. Pode também operar com 12helicópteros, geralmente seis Sikorsky Sea King SH-3H, quatro Agusta AB-212 e dois Sikorsky SH-3 AEW. Ao todo pode operar com 17 aeronaves nohangar de 2300 m² (em casos de emergência) e 12 no convés de 5100 m², operando-se elevadores para transitar os veículos de um local para o outro.
O sistema de armamento do porta-aviões conta com 4 canhões antiaéreosFABA Meroka Modelo 2B, 12 canhões de 20mm L120 Oerlikon e um sistemaMK 13 Modelo 4 de lançamento de mísseis Harpoon.
O navio utiliza sistemas de contra-medidas sonoros Super RBOC (6 lançadores) e um sistema de supressão sonora para o casco e hélice.
A nível de sensores, utiliza um radar de busca aérea Raytheon SPS-52C/D e de busca de superfície ISC cardion SPS-55, um radar para os canhões antiaéreos do tipo FABA SPG-M2B doppler e o de mísseis antiembarcações é o Alenia RTN-11L/X.
O sistema de propulsão consiste em duas turbinas de gás General Electric LM2500 (potência de 69,2 MW) com uma velocidade máxima de 25 nós, possuíndo uma autonomia total de 6500 milhas marítimas à velocidade de 20 nós.

Retirada
Em maio de 2012 surgiram rumores de que o Príncipe de Asturias poderia ser retirado do serviço ativo e colocado em um estado de "standby restritiva", devido às pressões financeiras sobre o governo espanhol.  Anual custos operacionais para a transportadora e seu grupo aéreo chegou a € 100 milhões. Qualquer decisão sobre o destino do navio teria de ser tomadas ao nível mais alto possível devido ao estado do navio, como o carro-chefe da marinha espanhola .
Em novembro de 2012, o seu desmantelamento foi confirmado após 25 anos de serviço. 
A cerimônia oficial de encerramento foi realizada no dia 6 de fevereiro de 2013. A aviação está sendo fornecido pela aterragem de helicópteros doca do navio SPS Juan Carlos I .
Em 06 de fevereiro de 2013, teve lugar em águas cerimônia Rota baixo navio, liderada pelo Príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon , pelo ministro da Defesa, Peter Morenés eo Chefe do Estado Maior da Marinha James Muñoz-Delgado . Após a cerimônia, ele deixou Ferrol com uma força reduzida de 220 pessoas, onde chegou em 8 de fevereiro para completar o desarmamento eo período de avaliação, anterior e posterior leilão demolição. Quatro dias depois, ele foi transferido da base naval de La Grana, onde havia deixado o combustível que permaneceram em seus tanques e outros suprimentos, com o número 7 doca Navantia , em Ferrol.

Principais Características
Classe e espécie: Porta-aviões Príncipe das Astúrias (R-11)
Data de encomenda 29 de maio de 1977
Construção Estaleiros Navais Bazán de Ferrol, 8 de Outubro de 1979
Patrocinado por: Rainha Sofia de Espanha
Lançamento 22 de Maio de 1982
Período de serviço 30 de Maio de 1988
Desarmado: 6 de fevereiro de 2013
Homeport: Estação Naval de Rota
Identificação: Número Pennant : R-11
Deslocamento: 15.912 toneladas standard, 
                        16.700 mil toneladas carregadas
Comprimento: 195,9 m (643 pés)
Boca: 24,3 m (80 pés)
Calado: 9,4 m (31 pés)
Propulsão: 2 × Bazan- General Electric LM2500 +turbinas a gás em ÇOGAGconfiguração, um eixo, 46,400 shp
Velocidade: 26 nós (48 km / h, 30 mph)
Autonomia: 6.500 milhas náuticas (12,000 km; 7.500 km) a 20 nós (37 km / h, 23 mph)
Tripulação: 830 (total), 600 do navio, 230 Grupamento Aéreo
Sensores e 
sistemas de processamento: Raytheon SPS-52C / D 3D radar de busca de ar, ISC Cardion SPS-55 superfície radar de busca, ITT SPN-35A radar de controle de aeronaves, FABA SPG-M2B radar de controle de fogo, SELEX Sistemi Integrati RTN-11L / X míssil radar de alerta abordagem, Selex RAN 12 L radar designação de alvos
Guerra eletrônica: Nettunel unidade de contramedidas eletrônicas, Super RBOC, Sensytech AN/SLQ-25 chamariz Nixie
Armamento: 4 × FABA Meroka Mod 2B CIWS , 12 ×Oerlikon L120 20 armas mm
Aeronaves realizado: 29 aeronaves de asa fixa e de asa rotativa
Instalações de aviação: 12 ° salto de esqui 46,5 m de comprimento




Imagem Wikipédia, Vídeo You Tube.

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